Empreendedores a agroindustriais das comunidades rurais de Aguaçu Monjolo e São Manoel do Pari, do município de Nossa Senhora do Livramento, foram contemplados na semana passada com o Selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que objetiva fortalecer o pequeno produtor e fomentar o desenvolvimento econômico na região. Esse registro permite que os empreendedores e agroindústrias processem produtos de origem animal ou vegetal e ampliem suas vendas nos quatro cantos do município. O prefeito do município, Silmar de Souza, o vice Thiago, os secretários municipais Paulo de Caraca e Airton Arruda, e o vereador Manoel Campos se juntaram aos moradores da região para comemorar a conquista.
A legalização da produção proporciona o Desenvolvimento Rural sustentável, fixação do homem no campo e aumento na renda dos agricultores, aliando assim ao desenvolvimento rural com valor agregado de produtos, combatendo a pobreza no campo, e proporcionando condições de produção e dignidade aos homens e mulheres do campo, sem esquecer-se do respeito ao meio ambiente e preservação dos recursos para gerações futuras.
"Parabéns a essas comunidades que há mais de dois anos vem lutando para obter o certificado SIM. Sabemos que é um sonho agora conquistado", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA), Airton Arruda.
O secretário também salientou a pasta em que comanda na gestão do prefeito Souza "esta a disposição para ajudar em tudo que for possível para que o setor da Agroindústria cresça na região, se desenvolva e propicie muita riqueza a todos os trabalhadores que dela dependem."
O Selo SIM
Essa certificação representa a legalização da produção de alimentos de origem vegetal e principalmente animal, onde todos os alimentos processados como doces, polpas de fruta, queijos, compotas, panificação, rapaduras, entre outros, poderão ser vendidos de forma regular em férias, mercados, comércio varejista em geral e principalmente, sejam consumidos na merenda escolar.
Fonte| Prefeitura de Livramento MT