Nesta semana, o filme da Barbie finalmente estreou nos cinemas brasileiros. Recheado de ironia, sarcasmo e críticas relacionadas ao feminismo e ao consumo, a produção estrelada por Margot Robbie é diferente dos desenhos animados da boneca que fizeram sucesso no passado. Longe do universo do conto de fadas, "Barbie" trata a boneca como uma criação da Mattel e, ao mesmo tempo, simula a realidade da "Barbielândia", que convive paralelamente com o mundo real. Com a alta expectativa para bilheterias e premiações, o longa de Greta Gerwig já superou as expectativas com modas e polêmicas antes mesmo de sua chegada às telonas e deve ser recordista de bilheterias em todo o mundo. Relembre a seguir as principais curiosidades envolvendo o filme e seu elenco:
Durante a produção do filme "Barbie", a cor rosa foi usada à exaustão. Por causa disso, a designer Sarah Greenwood revelou à revista internacional Architectural Digest que os estoques do tom da tinta ficaram escassos após as necessidades de compra para as filmagens. O rosa fluorecente foi uma das principais cores usadas nos cenários do filme, especialmente na construção da casa da Barbie. A especialista contou que o estoque da marca Rosco para o tom ficou quase que indisponível para o resto do mundo.
Apesar de Margot Robbie ser a grande estrela do live action, seu nome não era o principal para a adaptação da história da boneca durante as primeiras ideias e esboços para o filme. Antes dela, a humorista Amy Schumer era cotada para viver Barbie nas telonas sob produção da Sony. A opção foi descartada por "divergências criativas e conflitos de agenda". Durante entrevista a um talk show dos Estados Unidos, a comediante assegurou que não possui problemas com a versão de Greta Gerwig. "Parece incrível, há uma nova equipe por trás do projeto e parece ser feminista e legal", declarou.
A diretora do filme "Barbie", Greta Gerwig, se tornou famosa na última década por filmes com temáticas femininas como "Frances Ha", "Adoráveis Mulheres" e "Lady Bird". Durante uma entrevista ao site de catalogamento e avaliação de filmes Letterboxd, a diretora revelou alguns dos filmes que ela usou de inspiração para o live action da boneca da Mattel. Entre os principais, estão "O Mágico de Oz" e "O Show de Truman". "Oz é obviamente um filme bonito e extraordinário, tem uma "autenticidade artificial", que eu acho linda e emotiva."
Durante as filmagens do filme, em certos dias toda a equipe deveria comparecer usando roupas rosas. Quem não fosse aos estúdios a caráter era multado e tinha o dinheiro doado para a caridade. Segundo Ryan Gosling, o "dia do rosa" acontecia nos bastidores uma vez a cada semana e Margot Robbie era a responsável por coletar o dinheiro.
A data de estreia de "Barbie" coincidiu com a chegada aos cinemas de "Oppenheimer", filme do cultuado cineasta Christopher Nolan. Com o anúncio, parte dos fãs da sétima arte passou a rivalizar as duas produções com temáticas totalmente distintas. Enquanto "Barbie" fala sobre o universo de bonecas da Mattel, "Oppenheimer" aborda a história real da convivência entre Robert Oppenheimer e cientistas durante o Projeto Manhattan e o desenvolvimento da bomba atômica. O burburinho fez com que Greta Gerwig e Margot aderissem à brincadeira e posassem juntas com ingressos para a estreia do filme de Nolan. O mesmo acontece em cinemas brasileiros, que programaram "Noitões" com transmissões de ambos os longas em uma mesma madrugada sob o título de "OppenBarbie" ou "Barbenheimer".
Mission: Accepted! pic.twitter.com/DJ2gm5e4XU
— Barbie Movie (@barbiethemovie) June 30, 2023
Quando o filme divulgou o elenco completo, alguns dos atores confirmados foram um grande choque para o público. Entre nomes como Michael Cera e Ncuti Gatwa, a grande surpresa foi a confirmação da cantora Dua Lipa em "Barbie". A artista está envolvida na produção em diferentes esferas, desde a trilha sonora, com a música "Dance the Night", até sua atuação como a versão sereia da boneca. Com menos de 10 minutos de tela, o longa é sua estreia nos cinemas.
Logo quando o trailer de "Barbie" foi anunciado, uma participação especial chamou a atenção. Em uma cena do "mundo real", Margot Robbie aparece vestida de vaqueira enquanto conversa com uma senhora em um banco de praça em Los Angeles. A mulher, neste caso, é Barbara Handler, a filha e inspiração dos criadores da boneca Barbie, Ruth Handler e Eliott Handler, também fundadores da empresa Mattel. O filme ainda cria diálogos entre a boneca e Ruth Handler, que age como guia e conselheira para suas crises existenciais.
Conhecido como "Barbiecore", o estilo de roupas com tons de rosa, com logomarcas e alusões à boneca da Mattel tem tomado conta das lojas de todo o mundo. O mesmo dress-code foi adotado inconscientemente pela maioria do público que acompanhou o filme na pré-estreia e na primeira noite de exibição nos cinemas. Famosos brasileiros como Larissa Manoela, Malu Borges, Mirella, Duda Reis e Mari Gonzalez estiveram de rosa da cabeça aos pés. Alguns até mesmo inovaram com reproduções de roupas de edições comemorativas da boneca.
Simplesmente APAIXONADA na vibe das pessoas que foram assistir a pré estreia de #Barbie ???? pic.twitter.com/SEoSC7Jqsc
— POPTime (@siteptbr) July 19, 2023
Fonte: Jovem Pan