A Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, tem se dedicado a uma importante iniciativa de sinalização viária, visando proporcionar maior segurança e bem-estar para os cidadãos que circulam pela cidade. O projeto abrange tanto a sinalização horizontal quanto a vertical, com especial atenção para a Avenida Brasil e diversas outras ruas do município.
Segundo o prefeito Kalil Baracat, a ação é de suma importância para a administração municipal, pois visa "garantir a segurança dos motoristas, motociclistas e pedestres, promovendo um trânsito mais seguro e ordenado em Várzea Grande", pontuou o prefeito ressaltando que o comprometimento com a qualidade de vida da população tem sido um dos principais pilares dessa iniciativa.
As melhorias realizadas na sinalização viária incluem a pintura dos eixos e bordas das vias, a divisão de pistas e a ampliação das placas de PARE nos principais cruzamentos de diversos bairros. De acordo com o secretário da pasta, Breno Gomes, os bairros Cristo Rei, Construmat, Manga, Maringá I e Maringá II, Unipark, Itororó, Marajoara, Jardim Glória, Mapim e Flor do Ipê foram diretamente beneficiados por essas ações.
"Com essa série de melhorias, buscamos reduzir os índices de acidentes e preservar a vida de todos os cidadãos que transitam pela cidade, independente do meio de locomoção", destaca o coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo. Ele enfatiza que a conscientização sobre o respeito às normas de trânsito e a adoção de comportamentos responsáveis são fundamentais para garantir a segurança de todos.
Ao total, foram implantados 150 pares de cruzamentos sinalizados, proporcionando maior organização e fluidez ao tráfego. Além disso, a cidade ganhou 15 novas faixas de pedestres em diversas ruas e avenidas, reforçando o cuidado com a travessia segura dos pedestres. Essas novas faixas de pedestres foram estrategicamente instaladas em locais de grande movimento, como na Rua Deputado Emanuel Pinheiro, no bairro Cristo Rei, e em pontos estratégicos da região central, como a Rua Salin Nadaf e a Rua Capitão Costa.
O secretário Breno Gomes enfatiza ainda que "as novas faixas de pedestres têm como objetivo trazer maior segurança para a comunidade, diminuindo os riscos durante as travessias. E, a implantação das faixas de pedestres em bairros como Marajoara, Jardim Itororó, Jardim Glória e Figueirinha também demonstra o compromisso da prefeitura em garantir a segurança dos moradores em todas as regiões da cidade", afirma.
Com essa série de investimentos na infraestrutura viária, a cidade de Várzea Grande se torna mais preparada para enfrentar os desafios da mobilidade urbana, garantindo um ambiente seguro e harmonioso para todos os seus moradores e visitantes.
Secom/VG