O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher da cidade de Nossa Senhora do Livramento (CMDDM) se reuniu na ultima quinta-feira (3), para discutir formas de combate à violência contra a mulher, no município. O encontro aconteceu na Sala da Mulher, anexa a Câmara Municipal. Essa foi a 2ª reunião ordinária da entidade para tratar sobre o assunto, após este ser instituído em maio deste ano.
A reunião contou com representantes do setor público, que apresentaram propostas e detalhes de casos de violência contra mulher em Nossa Senhora do Livramento.
A iniciativa abrange órgãos municipais como; a Secretaria de Saúde, Desenvolvimento Rural, Educação, Assistência Social, Cultura e Turismo, e representantes da Sala da Mulher e Sociedade Civil como um todo.
Durante a reunião houve troca de idéias e formatação de ações a serem desenvolvidas no município, entre elas, uma melhor divulgação da existência do conselho e o fortalecimento psicológico, financeiro e social das mulheres para que estas possam sair da situação de violência.
De acordo com a presidente do CMDDM – Marelize de Paula - o principal papel do conselho é ajudar principalmente as mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica. "Nós estamos aqui para tentar estimular a coragem nas mulheres vítimas de violência doméstica, para que elas denunciem quando esteja sofrendo agressões", destacou.
Para Marilize, o Conselho tem três funções principais: "A fiscalização, proposição e a função consultiva sobre as matérias pertinentes ao direito da mulher", disse a presidente.
Futuro
As metas traçadas pelo Conselho da Mulher durante o encontro elencam ações diversas na intenção de levar maiores conhecimentos a comunidade, através das instituições de ensino do município, ofertando através delas, temas transversais nas aulas sob um planejamento coletivo, com reuniões ampliadas da comunidade/escola sobre o assunto da violência contra mulher. Tudo isso para o segundo semestre de 2023.
Fonte: Prefeitura de Livramento MT