Divulga aqui
Jean moto

Nossa Senhora do Livramento celebra padroeira neste final de semana

Festa em Livramento tem programação religiosa com novenas, esmolas, procissões, carreata, missas, apresentações culturais, baile, comidas típicas e até leilão de animais

Por MT Giro em 08/09/2023 às 14:12:04

A tradicional festa em adoração a Nossa Senhora do Livramento segue até sábado (9), no município que leva o nome da padroeira e que fica a 42 km de Cuiabá. Nesta sexta (8) é o dia oficial da santa e a programação da festa inclui várias atividades.

paróquia, através dos festeiros, organizou uma programação religiosa com novenas, esmolas, procissões, carreata, missas, apresentações culturais, baile, comidas típicas e até leilão de animais.

Os organizadores esperam sucesso de público neste ano, já que a data sucede o feriado de Independência do Brasil (7), e em alguns municípios vizinhos foi decretado ponto facultativo nos órgãos públicos, nessa sexta.

Durante 3 dias haverá comemorações em vários pontos da cidade. Entretanto, as concentrações maiores serão em frente à Igreja Matriz e na Praça Fernando de Barros.

Confira a programação completa


  • Sexta-feira (8) – Às 18h chegada da Imagem de Nossa Senhora na sede municipal. Na sequência acontece carreata com a imagem pelas ruas da cidade. Após a carreata, às 19h, haverá Cenáculo e Missa em Frente à Igreja Matriz. Em seguida, será servido jantar gratuito na casa paroquial.
  • Sábado (9) – Às 19h30 acontece a Gloriosa Missa na Praça Fernando de Barros. Logo após o espaço ganha outra dimensão através de apresentações culturais, baile, comidas típicas e doces em geral. Porém, a festa se encerra com almoço e grande leilão de animais.


Comemoração histórica

As comemorações à Padroeira da cidade de Nossa Senhora do Livramento acontecem há pelo menos dois séculos. Sua história atrela-se a do local, que teve origem na Comunidade de Ribeirão dos Cocais – hoje um dos 3 distritos que o município possui, distante 12 km da sede municipal.

A crença popular livramentense conta que durante uma viagem, ainda no começo do século XIX, a imagem de Nossa Senhora do Livramento passava pelo povoado de São José dos Cocais (hoje atual Livramento), vinda de Portugal, carregada em cima do lombo de um burro.

A comitiva parou para descansar e na saída o animal, que carregava a imagem da santa, empacou. Não queria mais sair do lugar. Ao ser tirada a imagem de cima do lombo do animal, este se punha a andar. A cada tentativa de colocá-la no lombo do burro observava-se nova empacada.


Com isso, os chefes da comitiva decidiram desistir de ir adiante e construíram um pequeno rancho, no qual entronizou a imagem de Nossa Senhora do Livramento. A partir daí a santa emprestou seu nome à localidade.


Comunicar erro
Queimada disk 193
Delegacia Virtual
Chama no Zap

Comentários

mt giro