A tradicional festa em adoração a Nossa Senhora do Livramento segue até sábado (9), no município que leva o nome da padroeira e que fica a 42 km de Cuiabá. Nesta sexta (8) é o dia oficial da santa e a programação da festa inclui várias atividades.
paróquia, através dos festeiros, organizou uma programação religiosa com novenas, esmolas, procissões, carreata, missas, apresentações culturais, baile, comidas típicas e até leilão de animais.
Os organizadores esperam sucesso de público neste ano, já que a data sucede o feriado de Independência do Brasil (7), e em alguns municípios vizinhos foi decretado ponto facultativo nos órgãos públicos, nessa sexta.
Durante 3 dias haverá comemorações em vários pontos da cidade. Entretanto, as concentrações maiores serão em frente à Igreja Matriz e na Praça Fernando de Barros.
As comemorações à Padroeira da cidade de Nossa Senhora do Livramento acontecem há pelo menos dois séculos. Sua história atrela-se a do local, que teve origem na Comunidade de Ribeirão dos Cocais – hoje um dos 3 distritos que o município possui, distante 12 km da sede municipal.
A crença popular livramentense conta que durante uma viagem, ainda no começo do século XIX, a imagem de Nossa Senhora do Livramento passava pelo povoado de São José dos Cocais (hoje atual Livramento), vinda de Portugal, carregada em cima do lombo de um burro.
A comitiva parou para descansar e na saída o animal, que carregava a imagem da santa, empacou. Não queria mais sair do lugar. Ao ser tirada a imagem de cima do lombo do animal, este se punha a andar. A cada tentativa de colocá-la no lombo do burro observava-se nova empacada.
Com isso, os chefes da comitiva decidiram desistir de ir adiante e construíram um pequeno rancho, no qual entronizou a imagem de Nossa Senhora do Livramento. A partir daí a santa emprestou seu nome à localidade.