Divulga aqui
Jean moto

Várzea Grande elege 15 conselheiros tutelares e Kalil reafirma compromisso

Por MT Giro em 02/10/2023 às 17:05:44

Os eleitores de Várzea Grande escolheram neste domingo, 01 de outubro de 2023, os 15 Conselheiros Tutelares que irão atuar por quatro anos junto a população e o Poder Público na tomada de decisões voltadas para o interesse da cidade e de sua gente, principalmente crianças e adolescentes acolhidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ao todo foram 52 candidaturas disputando 15 vagas existentes na segunda maior cidade de Mato Grosso. Os eleitores compareceram espontaneamente a 13 locais de votação que representaram às 82 seções eleitorais da cidade e que estavam preparadas para receber os votos de 182.862 eleitores aptos a participarem do processo eleitoral estipulado pela Lei 8.069/1990 que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"É muito importante ver que as pessoas participaram livremente dessa escolha, pois os Conselheiros Tutelares funcionam como elo de ligação com as várias instâncias do Poder Público e principalmente como defensores de direitos líquidos e certos que crianças até 12 anos completos e adolescentes de 12 a 18 anos, tem garantido pela força da Constituição Federal e de Lei Federal", disse o prefeito Kalil Baracat.

Kalil assinalou ainda que assim como em outras ações adotadas pela sua gestão para com as demais categorias da população vai aproximar a gestão dos Conselhos Tutelares e promover ações e respostas mais eficientes para o atendimento das demandas.

O promotor de Justiça, Douglas Strachicini que acompanhou todo o processo eleitoral, que por ordem do prefeito Kalil Baracat, envolveu toda a estrutura e logística da Administração Municipal considerou como tranquilo e mesmo sem grandes problemas alertou que apesar de ser uma escolha livre, da qual o eleitor só comparece se desejar, tem se percebido uma semelhança com outros processos eleitorais obrigatórios.

"É muito bom para a democracia e principalmente para que as pessoas compreendam que não existe mudança se a participação de todos os atores do processo, pois o conselheiro tutelar deve resguardar os direitos das crianças e adolescentes, mas também trabalhar para evitar problemas de qualquer ordem ou que envolvam também os pais", assinalou o promotor de Justiça.

Diane Maria de Almeida – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), responsável pela realização do pleito, com a coordenação geral da Secretaria Municipal de Assistência Social assinalou que o mais importante foi todo o processo eleitoral que envolve princípios rígidos da gestão pública e do Estatuto da Criança e do Adolescente quanto a transparência e a lisura.

"Trabalhamos de forma árdua e o resultado aí está. Foram eleitos aqueles que obtiveram o apoio popular e esperamos e temos a certeza de que o trabalho continuará sendo profícuo e de resultados para as crianças e para os adolescentes", disse Diane Maria de Almeida.

Já para a Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, é muito bom e importante, fazer parte deste momento em que as esperanças se renovam na busca de reforçar as políticas públicas sociais de interesse coletivo.

"A criança e o adolescente, assim como os adultos e os idosos, são prioridades na gestão municipal do prefeito Kalil Baracat, que tem um olhar mais afetivo por causa da primeira-dama, a promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat que em sua carreira junto ao órgão ministerial, passou a conhecer as várias realidades que existem dentro de uma cidade do tamanho de Várzea Grande e a busca de soluções para estes vários problemas", sinalizou Ana Cristina Vieira, lembrando que foi fundamental para todo este processo o comprometimento de todos os secretários e órgãos municipais e também de sua secretária-adjunta, Daniela Baroni.

"A gestão Kalil Baracat atua de forma conjunta e unida em busca da solução dos problemas de todo o conjunto da sociedade, pois nem tudo pode ser solucionado de forma definitiva, mas nada em Várzea Grande fica sem uma resposta, sem uma tentativa de solução. A busca por resultados positivos é constante na atual gestão", disse Ana Cristina Vieira.

O procurador municipal Thiago Coelho, coordenador da apuração eleitoral, lembrou que os problemas durante o processo eleitoral foram mínimos, como uma urna substituída e a falta de energia em um dos locais de votação e que o planejado acabou ocorrendo dentro de prazos estabelecidos em todo o processo que envolve diversos setores da administração municipal, do Ministério Público, do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MT e do Cartório Eleitoral.

"Todo processo eleitoral que envolve uma gama de pessoas, estruturas públicas e privadas tende a ter altos e baixos, mas dentro da normalidade esperada e o mais importante, sem dúvidas quanto a lisura e a transparência de todo este processo", explicou o procurador-adjunto que reafirmou o compromisso do prefeito Kalil Baracat com os resultados da vontade popular e das políticas públicas para a criança e para o adolescente, bem como para outros públicos.

O prefeito reafirmou ainda seu compromisso em respeitar a vontade popular e promover uma maior aproximação entre os conselheiros e a população para que as respostas sejam efetivas e eficientes. "É sempre importante vermos que a população participou de uma eleição não obrigatória, ainda mais quando se está em discussão a proteção ao direito da Criança e do Adolescentes. Atuar pela integridade dos mesmos e promover orientação e apoio deve ser um ato de qualquer pessoa e assim atuamos, mas quando se tem a chancela de uma eleição, da escolha pela maioria, se percebe o quanto é fundamental essa política, pois estamos falando de futuro e de melhores condições para todos", explicou Kalil Baracat.

Ele reafirmou ainda pelo reforço a inclusão das crianças e adolescentes em programas sociais, comunitários e de proteção e apoio a família deles, que tem responsabilidades que devem também ser cobradas pelos conselheiros.

Segundo preceitua o artigo 136 do ECA, atender a criança e o adolescente, garantindo medidas protetivas, aconselhar pais ou responsáveis e conscientizá-los do seu papel e das medidas impostas em casos de negligência ou abandono intelectual, além de promover a requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança são os principais atributos dos conselheiros tutelares.

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS E VOTAÇÃO

01 – Victor Miranda: 1218 votos
02 – Lucélia de Oliveira: 1035 votos
03– Felipe Almeida: 969 votos
04 – Nayara Ramalho: 948 votos
05 – Sílvia Solon: 852 votos
06 – Douglas Rosa: 784 votos
07 – Alyson Ferreira: 782 votos
08 – Roseane Christo: 742 votos
09 – Branca B. Mapim: 733 votos
10 – Samuel Matheus: 720 votos
11 – Marlene Nunes: 693 votos
12 – Jurandir Bento: 683 votos
13 – Nádia Campos Amorim: 669 votos
14 – Néia Almeida: 611 votos
15 – Luzia Inés: 606 votos


16 - Marileide Souza: 596 votos
17 - Graciele Moraes: 591 votos
18 - Barbara Inhan: 542 votos
19 – Fabricio Ferreira: 494 votos
20 – Rose Oliveira: 450 votos
21 – Benedita (Tuca): 435 votos
22 – Gabryella Mundel: 401 votos
23 – Jaira Silva: 396 votos
24 – Danyelly Arruda: 384 votos
25 – Emily Almeida: 330 votos
26 – Jonair Meireles: 312 votos
27 – BC. Schneider: 293 votos
28 – Giulia Morales: 289 votos
29 – Elizabeth: 259 votos
30 – Leize Magalhães: 241 votos
31 – Pimenta: 221 votos
32 – Adrielto Rafael: 219 votos
33 – Joelma Melone: 204 votos
34 – Manayra Cristina: 189 votos

35 – Prof° Michael Guedes: 186 votos

36 – Fátima Santos: 166 votos

37– Paulo X: 150 votos
38 – Leninha: 147 votos
39 – Rafalla Reis: 133 votos
40 – Natalice S. Nascimento: 121 votos
41 – Eva Rodrigues: 114 votos

42 – Railcila Moraes: 107 votos

43 – Lucineide-Educação: 87 votos
44 – Elessandra Gomes: 79 votos
45 – Hellen Campos: 63 votos
46 – Eliana Emilia: 58 votos
47 – Maristela Ramos: 51 votos
48 – Marco Aurélio: 47 votos
49 – Nadinny Apolonio: 41 votos
50 – Carol Cunha: 35 votos
51 – Elaine Dezan: 26 votos
52 – Adcely Cristinne: 23 votos
53 – Professora Josi: 4 votos



Comunicar erro
Queimada disk 193
Delegacia Virtual
Chama no Zap

Comentários

mt giro