Divulga aqui
Jean moto

Município envia representantes em Conferencia Estadual de Cultura

Encontro teve inicio ontem (24) e segue até amanhã (26), em Cuiabá

Por MT Giro em 25/10/2023 às 15:02:12

Membros do Conselho de Cultura de Nossa Senhora do Livramento: Oneide Maria; Elaine Monteiro da Silva; Mário Duarte; e Maria Josefina participam desde ontem (24) da 5ª Conferência Estadual de Cultura/MT. Os quatros foram escolhidos delegados pelo município livramentense durante a 2ª Conferência Municipal realizada no dia 26 de setembro no Centro de Eventos da cidade, onde contou com 98 participantes. Evento Estadual segue até amanhã, dia 26 de outubro. O encontro é organizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e tem como objetivo discutir, avaliar e estabelecer diretrizes e iniciativas para as políticas culturais do estado.

Entenda

A realização de conferências em níveis locais e regionais é um requisito para a participação de estados e municípios na Conferência Nacional de Cultura, programada para acontecer de 4 a 8 de março de 2024, em Brasília. Durante os eventos municipais e estaduais, são avaliadas e propostas ações e metas, e eleitos os representantes legais com direito a voto no encontro nacional, que determinará os eixos prioritários para investimentos na cultura brasileira.

Após cinco anos sem realização, a 5ª Conferência Estadual marca um momento importante para a cultura de Mato Grosso. "Passamos por períodos desafiadores com a pandemia e a extinção do Ministério da Cultura, mas agora o cenário mudou e podemos nos reunir novamente para planejar, avaliar e propor iniciativas para o desenvolvimento da nossa cultura", destaca o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura.

A Conferência Estadual de Cultura é um mecanismo de participação social estabelecido pela lei do Sistema Estadual de Cultura, que promove a colaboração entre o Estado, municípios e organizações culturais e sociais para avaliar a implementação do Plano Estadual de Cultura. É nesta reunião que os representantes propõem diretrizes, estratégias, programas e iniciativas para o desenvolvimento da política cultural de Mato Grosso.

"Este é um momento crucial para as políticas públicas culturais, pois as propostas aprovadas nas conferências se integram e se consolidam em forma de leis para atender a sociedade por meio dos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura. No Conselho Estadual de Cultura, a participação em todos os encontros será uma prioridade em nossa agenda. Estaremos presentes para fomentar a participação popular de forma propositiva e colaborativa", ressalta Adnilson Lara (Dj Taba), vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura. (Fonte/Prefeitura Livramento)

Comunicar erro
Queimada disk 193
Delegacia Virtual
Chama no Zap

Comentários

mt giro