A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) anunciou, nessa sexta-feira (17), os vencedores da etapa estadual da 4ª Mostra Científica Steam 2023. Concorreram 28 projetos selecionados entre os 88 inscritos na etapa regional, realizada em setembro deste ano.
Além de três vencedores na categoria Ensino Fundamental e outros três vencedores na categoria Ensino Médio, será premiado o vídeo do projeto que teve mais visualizações na rede social oficial do evento, o Tik Tok. Os vídeos têm de 1 a 3 minutos de duração com os temas científicos propostas.
Na categoria Ensino Fundamental, ficou em 1º lugar o projeto Separar Para Fertilizar: Implementação de Compostagem, de estudantes da Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres, de Rio Branco, que sugere a implantação de coleta seletiva, na escola, com gincanas para a conscientização da importância da separação dos resíduos. Eles propõem um jogo online com o tema.
O 2º lugar foi para Bengala Solidária, projeto da Escola Estadual Daury Riva, de Juara. E, em 3º lugar, para a Campanha/Gincana Ambiental, da Escola Estadual Professor Rafael Rueda, de Cuiabá.
Já na categoria Ensino Médio, o 1º lugar o campeão foi o projeto Utilização de Sccharomyces Cerevisal (levedura presente em cepas naturais utilizada na fabricação de alimentos fermentados), da Escola Estadual São José do Rio Claro, de São José do Rio Claro.
A Escola Estadual Governador José Fragelli, de Cuiabá, conquistou o 2º lugar com o projeto Desenvolvimento de Sistema de Irrigação na Reutilização da Ãgua de Bebedouros com o uso do Arduino.
Por fim, o 3º lugar dessa categoria teve como ganhadora a Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres, de Rio Branco, com o projeto Separar Para Reciclar: Coleta Seletiva.
Serão premiados com celulares os três estudantes das equipes classificadas em 1º lugar nas duas categorias, ensino fundamental e médio; com tabletes os do 2º lugar e com fones de ouvido os do 3º lugar.
O professor orientador de cada projeto vencedor, independente da categoria, receberá um tablet. O dia e local da premiação será anunciado nos próximos dias pela Seduc.
As escolas também receberão um tablet por cada uma das duas categorias premiadas em 1° lugar. Por fim, cada estudante da equipe autora do
vídeo que obteve o maior número de visualizações no Tik Tok, independentemente da categoria, também receberá um tablet. Até a o dia 17 de outubro, o vídeo campeão registrou 88.900 visualizações.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembrou que o projeto Steam é sucesso na Rede Estadual de Ensino desde 2020.
"Nosso objetivo é fazer com que os estudantes utilizem as plataformas digitais, Chromebooks e materiais didáticos para desenvolver projetos, fazer pesquisas, além de divulgar os resultados nas redes sociais para conhecimento público", afirmou.
O projeto acontece desde 2020 na Rede Estadual de Ensino e projeto facilita o processo de ensino aprendizagem. Por meio de uma metodologia ativa, possibilita ao estudante a buscar soluções de problemas por meio de pesquisas e inovações nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, cujas iniciais formam a sigla STEAM. (Seduc-MT)