Divulga aqui
Jean moto

Em São Paulo, Museu Catavento abre mostra sobre história das vacinas

Por MT Giro em 22/11/2023 às 20:46:45

Em cartaz até julho do ano que vem, a exposição Vacinas: Uma Vitória de Todos, organizada pela Sociedade Brasileira de Imunizações e o Museu Catavento, da Secretaria da Cultura, Economia e IndĂșstria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta ao pĂșblico, de forma imersiva e interativa, a história e a importância das vacinas na proteção do ser humano contra doenças mortais. Mostra terĂĄ duração de oito meses na Sala Multiuso do Museu Catavento.

A exposição começa com o painel intitulado Um Mundo Sem Vacinas, no qual é possĂ­vel conhecer as consequĂȘncias devastadoras de doenças que eram previamente incurĂĄveis ou fatais. No painel Um mundo com vacinas, os visitantes tĂȘ acesso a dados impressionantes e comparativos sobre a taxa de mortalidade em diferentes épocas, evidenciando o impacto positivo das vacinas na proteção das vidas humanas.

Em O Ataque dos microrganismos, os visitantes podem explorar a evolução e a natureza dos vĂ­rus e bactérias, compreendendo sua capacidade de se espalhar e causar danos à saĂșde humana. O evento também lembra os marcos cruciais na história das vacinas, destacando Os Primeiros Imunizantes da História e a Primeira Vacina., que mostra as primeiras tentativas de imunização na antiguidade e os primeiros ĂȘxitos da era moderna, com destaque para história da descoberta da vacina contra varĂ­ola.

Com informações sobre as vĂĄrias abordagens e tecnologias utilizadas para criar imunizantes eficazes o painel Tipos de Vacinas, apresenta aos visitantes as diferentes vacinas que protegem contra diversas doenças pelo fortalecimento do sistema imunológico.

No módulo Como Atua uma Vacina com VĂ­rus Atenuado serão apresentadas holografias animadas sobre processos de desenvolvimento de vacinas com vĂ­rus atenuado e de imunização. O módulo também contar com painel interativo hands on onde os visitantes interagiem com maquetes de células, vĂ­rus e vacinas para realizarem os mecanismos de imunização das vacinas de maneira lĂșdica e interativa.

Fake news

Para ressaltar o momento atual, os visitantes tĂȘm acesso ao tema As Fake News que Matam no qual serão alertados, para a propagação de informações falsas sobre vacinas e seu impacto na saĂșde pĂșblica, destacando a importância da educação e conscientização na luta contra a desinformação.

No painel Programa Nacional de Imunizações são apresentados os esforços coordenados de governos e instituições para garantir o acesso equitativo a vacinas eficazes.

No Ășltimo painel, Seja um guardião da sua saĂșde, os visitantes são convocados a se vacinar e tĂȘm acesso aos calendĂĄrios de vacinação para as diferentes faixas etĂĄrias e grupos.

Sociedade Brasileira de Imunizações

"A ideia de divulgar a importância e o valor das vacinas para o pĂșblico jovem, adolescentes, crianças é uma ideia antiga da Sociedade Brasileira de Imunizações. Sempre entendemos que ter o espaço de um museu com o conteĂșdo de curadoria nossa, no qual pudéssemos retratar os benefĂ­cios da vacinação, conquistas e avanços, seria um marco na história das imunizações e que pudéssemos, dessa maneira, perpetuar o conhecimento e a memória do que foram essas doenças e como elas se transformaram com as vacinas", disse o vice-presidente da SBIn, Renato Kfouri.

Ele ressaltou que é fundamental falar sobre as vacinas em um momento em que a hesitação e a relutância em vacinar se tornou presente, jĂĄ que a geração atual é indecisa com relação ao ato de vacinar. "Minha geração e a geração anterior vivenciaram e cresceram com pais que entenderam a forma e a importância das vacinas na prevenção de doenças, porque vivenciou o que foi a era pré e pós-vacinal."

Segundo Kfouri hĂĄ uma grande probabilidade de termos uma geração futura também insegura em vacinar. "Então é fundamental que a gente atue nessa na nessa faixa etĂĄria, no momento escolar e de formação que, sem dĂșvida, vai trazer benefĂ­cios não só atuais como para o futuro", disse.

O superintende de projetos da Catavento Cultural e Educacional, Ricardo Pisanelli, afirmou que a exposição remete à importância da vacinação como um mecanismo fundamental da sociedade para a saĂșde pĂșblica, porque protege milhares milhões de pessoas.

"Ela preserva a vida de milhões de pessoas que ficariam doentes e morreriam caso não estivessem vacinados. Ela é um feito extraordinĂĄrio, talvez o maior feito da ciĂȘncia, o mais efetivo em relação a preservação da vida", disse.

Pisanelli destacou que a exposição é ideal para o Catavento, que é um museu dedicado à divulgação cientĂ­fica e que, no caso das vacinas, a ideia é demonstrar para todos os pĂșblicos que visitam o Catavento como as vacinas foram descobertas, desenvolvidas, como agem e levar toda essa informação de maneira interativa e impactante.

"As vacinas não são apenas uma questão e proteção individual. Quando vocĂȘ se protege vocĂȘ estĂĄ protegendo toda a coletividade, não só as pessoas que vocĂȘ ama, mas toda a sociedade. A vacinação é uma é a questão de cidadania e de consciĂȘncia dessa importância da ciĂȘncia que salva milhões de vidas", afirmou.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Queimada disk 193
Delegacia Virtual
Chama no Zap

ComentĂĄrios

mt giro