O último final de semana não foi nada agradável para moradores da região do Tijucal, em Cuiabá, que enfrentaram a falta d"água durante o sábado e o domingo. A falta de abastecimento teria sido causada por uma série de problemas, que continuam afetando a população nesta segunda-feira (27). Sem água, os moradores estão tendo que lidar com pias lotadas, roupas sujas e outros problemas.
Um rompimento na rede de energia elétrica, o acúmulo de resíduos no Rio Coxipó e o rompimento de uma adutora foram os responsáveis, segundo a concessionária, por secar as tubulações e causar a total falta d"água em milhares de casas.
Os relatos em grupos de vizinhanças no WhatsApp apontam que, durante a semana passada, foi possível "contar nos dedos" os dias que tiveram água. A revolta vem acompanhada de mensagens criticando o serviço oferecido pela concessionária e exigindo que o Procon-MT seja acionado para intervir no problema
"Como não veio a água, eu não lavei roupa com medo de acabar a água do reservatório", disse uma moradora do bairro São Francisco, que não quis se identificar, mas que está enfrentando a falta d"água na região atendida pelo Sistema Sul de abastecimento da Águas Cuiabá.
Aos moradores da região, os funcionários da concessionária apresentaram posicionamentos diferentes no decorrer do final de semana. No domingo, informaram que o abastecimento estaria reestabelecido até as 20 horas. Na manhã desta segunda-feira, foi adiado mais uma vez, agora com previsão de a água retornar às 19:30.
Não são apenas os moradores que sentem os efeitos negativos da falta d"água, mas também os comerciantes. Um petshop localizado no bairro entrou em contato com a redação do Estadão Mato Grosso e relatou as dificuldades para trabalhar nesta segunda sem água.
"Está bem complicado. Nesse momento, eu estou no meu trabalho e a falta de água aqui tem causado prejuízo. Eu trabalho em pet shop e hoje não estamos conseguindo atender a demanda devido à falta de água", informou um dos funcionários do local.
"Conseguimos banhar alguns animais, porém pela falta de água não conseguimos atender os banhos agendados, nem aos clientes que estão ligando na clínica. E estamos perto do fechamento do mês", informou, preocupada.
A concessionária disponibiliza um sistema de caminhões-pipa para reabastecer, de forma temporária, os reservatórios e caixas d"aguas da população.
Porém, devido ao elevado número de pedidos, os caminhões-pipa estão operando no limite e o prazo para os moradores que solicitam o serviço é de 24 horas.
Por meio de sua assessoria, a concessionária Águas Cuiabá informou que todos os problemas já foram resolvidos e que resta apenas aguardar até que seja concluída a pressurização da água, processo que precisa ser feito com cautela para não danificar as tubulações.
Os bairros atingidos pela falta d"água são:
Sistema Sul - Altos do Coxipó, C.r. Flor do Cerrado, C.r. Ipê Amarelo, Jd. Comodoro I, Jd. Comodoro II, Jd. Buriti, Jd. dos Ipês, Lagoa Azul, São José I, São José II, Tijucal.
Sistema Tijucal – Altos da Serra II, Altos da Serra, Altos da Glória, Dr. Fábio Leite I, Dr. Fábio Leite II, 1 de Março, Jd. Umuarama I, Jd. Umuarama II, Três Barras, R. Nova Canaã.
Sistema Lipa - Jd. Vitória; Novo Paraíso I; Ouro Fino; Altos da Boa Vista, Jd. Bom Clima, Paiaguas, R. Catedral, Jd. Itapua, Lot. Paiaguas III, Paiaguas, R. Bosque dos Ipês, R. Catedral, R. Paiaguas I, R. Paiaguas II, Três Poderes, Cpa I, Cpa II, Jd. União.
Fonte: Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso