Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual José de Barros Maciel, situada na sede municipal de Nossa Senhora do Livramento/MT, situada a 42 km da Capital, desenvolveram habilidades de leitura e escrita por meio da Estante Mágica, - uma plataforma on-line para publicação de livros. Nesta quinta-feira (14/12), aconteceu a solenidade de finalização dos trabalhos, onde 59 alunos realizaram uma "tarde de autógrafos" e também receberam certificados.
Os professores responsáveis pelo projeto são: Luciene Conceição da Costa; Betty Rita Conceição e Antônia M. M. de Campos Maciel Carvalho.
Segundo Antônia, os alunos escreveram os textos e as ilustrações e todo o material que foi enviado para a Estante Mágica, inclusive, alguns livros já haviam sidos impressos.
Os textos e às ilustrações foram desenvolvidos em sala de aula. E, depois, enviados à plataforma, que concretizou o trabalho na forma dos livros, como aconteceu com a aluna Brendha Myllena C. e Silva, que dedicou o primeiro exemplar da sua obra (livro) a tia Oneide Maria.
Oneide que também é professora disse acreditar que o projeto proporcionou na sobrinha e nos demais alunos, reflexões positivas sobre o ato de ler e escrever e sobre a formação de novos leitores "e porque não dizer nos futuros escritores" .
No entendimento do professor, historiador e escritor Honório Laucídio Galvão, a proposta de escrever o próprio livro na fase adolescente configura-se uma estratégia positiva para o desenvolvimento de habilidades importantes para futuros dos alunos.
"Eu comecei a escrever tardiamente aos meus 25 anos e vocês não. Escrever não é dom, mas dedicação para que tornemos em escritor", destacou Galvão que já contabiliza 30 livros escritos, dos quais nove já publicados.
Por: Blog Jorn. Elizeu Silva