As obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) começam no trecho de Cuiabá em janeiro de 2024. A mobilização da área na região do Porto iniciou nesta semana. A obra está orçada em cerca de R$ 500 milhões.
Já em Várzea Grande, a expectativa do Consórcio BRT é concluir as obras de pavimentação rígida (concreto) das pistas da Avenida da FEB nas próximas semanas e o pavimento de asfalto até abril de 2024.
Os serviços de drenagem, urbanização, iluminação, sinalização e acabamentos nesta via serão entregues, gradativamente, a partir de maio, até agosto.
O consórcio afirmou ainda que, por usar um corredor expresso, no canteiro central, não haverá redução no número de pistas existentes nas ruas.
O traçado passará por regiões como o Aeroporto Marechal Rondon e pela Universidade Federal do Mato Grosso.
Com extensão de 31 km, ligando os municípios de Várzea Grande e Cuiabá, o corredor do modal vai beneficiar cerca de 250 mil usuários do transporte público.
O projeto contará com ônibus elétricos, 46 estações e três terminais, sendo um em Várzea Grande (Terminal André Maggi) e outros dois em Cuiabá, nos bairros Morada da Serra e Parque Ohara.
Aprovado pelo Governo do Estado, o projeto ainda prevê o reaproveitamento das áreas de infraestrutura já executadas para a implantação do VLT, além de obras complementares como ciclovias, pista de caminhada, parque linear e calçadas. Via Mídia News