Maximiliano Alonso do Nascimento, conhecido como Profº Max, está entre os principais cotados para assumir a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer do município de Nossa Senhora do Livramento. A possibilidade surge em meio à preparação para as eleições de 2024 e a aplicação da lei de "desincompatibilização", que requer que os candidatos se afastem de certas funções públicas para concorrer.
A atual secretária, Maria Auxiliadora "Dora", está se preparando para concorrer a uma vaga no legislativo municipal, o que exigirá seu afastamento no início de março deste ano, juntamente com os secretários Paulo de Caraca e Airton Arruda.
Segundo informações obtidas pelo site MTGIRO, há uma lista de cinco candidatos para a vaga, incluindo Maximiliano, Sebastião Medeiros, Antônio Carlos Maciel, José Carmo da Silva e Marelize. No entanto, fontes ligadas ao executivo afirmam que o Profº Max conta com o apoio e o pedido dos três vereadores do PSB.
Com sua experiência e o apoio político, é provável que Profº Max seja o escolhido pelo prefeito Souza para assumir a Secretaria de
Afastamentos prévios de alguns cargos e funções são obrigatórios para manter a igualdade entre candidaturas
Para disputar um cargo de prefeito ou vereador nas Eleições de 2024, ocupantes de diversos cargos e funções – como servidores públicos e militares, por exemplo – devem estar atentos aos prazos de desincompatibilização exigidos por lei.
A ação é o ato pelo qual um pré-candidato ou uma pré-candidata deve se afastar, de forma temporária ou definitiva, de determinado cargo ou função para concorrer a uma vaga na eleição. O objetivo é evitar que futuras candidatas ou candidatos utilizem a estrutura pública e recursos para obter vantagens eleitorais diante dos concorrentes.
Caso o pré-candidato continue exercendo a função que ocupa após o prazo definido pela legislação eleitoral, ele incorre na chamada incompatibilidade, que é uma das causas de inelegibilidade previstas na Lei Complementar n° 64/1990.
Prazos para desincompatibilização
VEJA O PLAZO PARA DESINCOMPATILIBIZAÇÃO