Os vereadores por Várzea Grande aprovaram, durante sessão ordinária desta terça-feira (20.02), o projeto de lei 151/2023 que autoriza a implantação de bebedouros e comedouros para animais em situação de abandono nos órgãos públicos e empresas privadas. A proposta é de autoria do vereador Alessandro Moreira (PP).
Conforme a propositura, fica vedada qualquer sanção a quem disponibilizar o comedouro e bebedouro aos animais em situação de rua. "Infelizmente, é uma realidade, em nosso município, que há muitos animais em situação de rua. A ideia central consiste em promover uma ação conjunta entre pessoas físicas, instituições públicas e privadas, como também entidades em defesa dos animais, para que juntos possamos diminuir a fome dos animais abandonados que vivem nas ruas", relata Moreira.
O vereador cita que geralmente os recipientes são feitos de canos de PVC os quais são adaptados para se tornarem recipientes de água e comida. "Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida a esses animais, pois sabemos que muitos deles sofrem até com doenças por causa da desidratação e desnutrição", relata Alessandro.
Para vigorar, a proposta precisa ser sancionada pelo prefeito Kalil Baracat.