Nos oito primeiros dias de ações da Operação Nacional Átria, em Mato Grosso, a PolĂcia Civil prendeu 47 autores de crimes de violĂȘncia doméstica e realizou ações educativas que alcançaram um pĂșblico de quase 1,4 mil pessoas, além de atendimentos a 340 vĂtimas mulheres.
As atividades, realizadas em todas as 15 regionais da PolĂcia Civil, tĂȘm foco nas ações de amparo e instrução às vĂtimas de violĂȘncia e ainda na investigação e responsabilização criminal dos autores.
Os atendimentos incluĂram ainda visitas às mulheres assistidas pelo programa Ser FamĂlia Mulher, programa idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, VirgĂnia Mendes, que concede um auxĂlio-moradia às vĂtimas de violĂȘncia doméstica que tenham medida protetiva e estejam em vulnerabilidade socioeconômica.
As ações da Operação Átria são organizadas pela Coordenadoria de Enfrentamento à ViolĂȘncia Contra a Mulher e VulnerĂĄveis da PolĂcia Civil. O trabalho da instituição conta com o engajamento das Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher que levaram a experiĂȘncia profissional às mais diversas cidades e empresas de Mato Grosso com palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e como funciona a rede de proteação e enfrentamento à violĂȘncia.
NĂșmeros parciais da Operação em MT
Outras atribuições institucionais da coordenadoria são acompanhar as redes de atendimento, proteção e controle social; articulações com o Poderes Legislativo e JudiciĂĄrio e interlocução entre as forças de Segurança PĂșblica, a partir das demandas relacionadas ao pĂșblico prioritĂĄrio. | PolĂcia Civil-MT