A Secretaria de Assistência Social, informa que o setor do Cadastro Único não estará funcionando nesta segunda e terça-feira. Por conta desta indisponibilidade, serviços como atualização cadastral, atendimento e novos cadastros ficam impossibilitados de serem feitos tanto na Central instalada na sede da secretaria, bem como nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), dos bairros Jardim Glória, Cristo Rei, São Mateus e Santa Maria. O atendimento retorna na quarta-feira (08).
Como explica a coordenadora do Cadastro Único, Elizangela Arantes, a interrupção do serviço foi determinada pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com o objetivo de implantar melhorias no sistema. "O Ministério criou um módulo para rastreamento dos computadores utilizados para acesso ao Sistema do Cadastro Único, o que vai impedir acessos indevidos e fraudes aos dados cadastrais. O prazo final para atualização do sistema é até o dia 26 de maio. A partir dessa data somente os computadores com a solução de segurança devidamente instalada poderão acessar o Sistema de Cadastro Único".
A coordenadora explicou ainda que para que essa seja implementada os municípios precisam avaliar seus computadores, verificar se estão adequados à infraestrutura mínima necessária para operação do sistema. "Por isso pedimos compreensão da população que forem buscar atendimento em nossas unidades, nesta segunda e terça-feira. Estamos também trabalhando para melhor atendê-los. Nesta quarta-feira todas as nossas unidades estarão operando normalmente".
AÇÃO ITINERANTE: Nesta quarta-feira (08), a equipe do Cadastro Único está realizando uma ação nas proximidades da comunidade rural de Sadia III. Os profissionais da Secretaria de Assistência estarão concentrados na localidade de São José do Vista Alegre, ao lado da mercearia do Haroldo, das 9 às 14 horas.
"Durante a ação estaremos realizando a atualização do cadastro único e inserção de novas famílias que ainda não estão cadastradas. A equipe da secretaria de Saúde, parceira da ação, estará realizando atendimento psicossocial e vacinação contra a gripe. Equipes da CRAS São Mateus também estarão auxiliando durante o evento", destacou a coordenadora do Cadastro Único, Elizangela Arantes.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, convidou a população a participar dessas ações realizadas na região urbana, bem como nas comunidades rurais. "É importante que a comunidade tenha conhecimento desses eventos que vêm sendo realizados em todas as regiões da cidade, por isso contamos a colaboração, dos presidentes de bairros, neste auxílio, com o chamamento da população local. Sem a atualização do cadastro os beneficiários deixam de receber os benefícios, a exemplo do Bolsa Família".
A gestora lembra ainda que é importante que o morador tenha em mãos as documentações pessoais e comprovante de endereço. "É importante também que qualquer mudança - seja de endereço ou de número de celular - sejam comunicados à equipe do Cadastro Único, pois dessa forma os dados serão atualizados, caso a equipe necessite de entrar em contato. Se as informações não estiverem corretas, os beneficiários correm risco de terem o benefício suspenso. Desde o mês de junho do ano passado a secretaria de Assistência Social vem fazendo ações itinerantes todas as semanas em uma localidade diferente, fazendo a busca ativa das famílias que estão com inconsistência cadastral, e também as inscrições de novos beneficiários e que necessitam de auxílio social", completou.
Fonte I Secom/VG