Trabalho da PM no combate à violência contra mulher é tema da tribuna livre
A tenente-coronel da Polícia Militar, Emirella Perpétua Souza Martins esteve na Câmara de Cuiabá na sessão de quinta-feira (09.05) e falou sobre o trabalho realizado na Polícia Militar com a Patrulha Maria da Penha no combate à violência doméstica. Ela foi convidada pelo vereador Fellipe Corrêa (PL), que entregou a ela o Título de Ordem de Mérito Legislativo, a mais alta honraria do Legislativo cuiabano.
"Estou bastante emocionada, pois para mim é de grande relevância profissional. São cinco anos com a mesma disposição de trabalhar no combate à violência contra a mulher, por meio da Patrulha Maria da Penha. Desde o primeiro dia e até terminar o meu tempo continuarei nesse trabalho de defesa e proteção. Esse é o papel de todo cidadão. É uma responsabilidade maior como cidadã, como mulher, como mãe e como avó de menina", disse a tenente-coronel.
O vereador pontou que dentre os papéis da tenente-coronel Emirella frente à Patrulha Maria da Penha, ela também trabalha para conscientizar agentes políticos para desenvolver políticas públicas no combate à violência contra a mulher.
"Ela nos visitou na Câmara, nos explicou o trabalho da Patrulha Maria da Penha, e fizemos projeto de lei instituindo os grupos reflexivos no município de Cuiabá, e se tornou lei. Compreendemos que havia um vazio na Lei Maria da Penha, pois ela determina a existência dos grupos reflexivos como uma medida coercitiva para homens. A participação no grupo reduz a incidência de 75% a 5%, evitando a agressão para a mesma companheira quanto para as próximas", explicou Fellipe.
Secom - Câmara Municipal de Cuiabá