Defesa Civil do Estado promove cursos de voluntário e radiocomunicação em desastres em Rondonópolis

Capacitações fazem parte da semana de ações de proteção e defesa civil no município, que compreende, também, o mapeamento de áreas de risco

Por MT Giro em 10/06/2024 às 18:21:30

A Defesa Civil de Mato Grosso promove, nos dias 18 e 20 de junho, os cursos de radiocomunicação em desastres e de voluntário de proteção e defesa civil no município de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá). As capacitações são gratuitas e abertas à população.

As atividades fazem parte da Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil realizada no município.

"O objetivo é promover atividades de prevenção, por meio do mapeamento de áreas de risco de desastres no município, e ações de preparação da população em geral para auxiliar a Defesa Civil e a Coordenadoria Municipal nas ações locais", explicou o superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.

O primeiro curso, de radiocomunicação em desastres, será realizado no auditório da Prefeitura, na terça-feira (18), das 8h às 18h.

A capacitação envolve aspectos técnicos e operacionais da comunicação em desastres, como noções básicas de proteção e defesa civil, aspectos legais da criação da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), legislação específica, técnica e ética profissional, e noções sobre o uso da REER e da rede de comunicação.

Os participantes também terão aulas sobre os equipamentos utilizados para a radiocomunicação, código Q, propagação eletromagnética e espectro de frequência, SSTV e confecção de antena e repetidora móvel.


Já o curso de voluntários de proteção e defesa civil será realizado na quinta-feira (20), também no auditório da Prefeitura, das 8h às 18h.

No treinamento, os voluntários irão aprender legislação básica sobre Proteção e Defesa Civil, noções de primeiros socorros e de prevenção e combate à incêndio, ferramentas de envio de alertas, atuação de voluntários, além de técnicas para construção de abrigos temporários.

Mapeamento de áreas de risco

Além dos cursos gratuitos, a Defesa Civil do Estado também irá realizar, a partir de segunda-feira (17), o mapeamento de áreas de risco de desastres no município, como locais suscetíveis a alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terras.

A atividade envolve mapeamento topográfico e de vulnerabilidade, com objetivo de identificar as características físicas da região, bem como a exposição e a capacidade de resposta do município em caso de desastres.

"O mapeamento das áreas de risco é fundamental para que o município possa adotar medidas preventivas e elaborar o plano de resposta para caso ocorra alguma emergência", ressaltou o superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.

Serviço
Curso gratuito de radiocomunicação em desastres
Data: 18 de junho
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da Prefeitura de Rondonópolis (Av. Duque de Caxias, n. 1000 - Vila Aurora)

Curso gratuito de voluntário de proteção e defesa civil
Data: 20 de junho
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da Prefeitura de Rondonópolis

Fonte: | Secom-MT

Comunicar erro
Queimada disk 193
Delegacia Virtual
Chama no Zap

Comentários

mt giro