O município de Várzea Grande é o primeiro do país a aderir o projeto "Esporte para além das Fronteiras", idealizado pelos lutadores Rogério Minotouro e Rodrigo Minotauro, consagrados campeões no mundo das artes marciais.
O anúncio da parceria entre Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o Instituto Team Nogueira e a instituição Inteligência Educacional, foi feito no dia 10 de fevereiro por ocasião do primeiro treinamento da equipe da Superintendência de Esportes, realizado no Rio de Janeiro, para a implementação do projeto nas escolas municipais.
De acordo com o superintendente de Esportes, Jadir Pereira a meta é beneficiar cinco mil estudantes da rede municipal, com o objetivo da melhoria na qualidade de vida, do incentivo às práticas esportivas e a interação do jovem ao esporte promovendo a cidadania. "Todo o material para o desenvolvimento do projeto junto aos alunos como uniformes, quimonos, equipamentos de treinamento e até uma apostila do projeto serão fornecidos gratuitamente pela prefeitura" afirmou.
Em Várzea Grande, o projeto terá início a partir do mês de março e contará com quatro categorias: Judô, Jiu-jitsu, Box e Muay-thai. Ainda de acordo com Jadir, o projeto será desenvolvido em 5 polos, em diferentes pontos da cidade e as inscrições serão feitas diretamente nas escolas municipais em data ainda a ser definida pela Secretaria.
Segundo Rogério Minotouro, o projeto "Esporte para além das Fronteiras", que visa unir a prática esportiva e os valiosos ensinamentos das artes marciais à estrutura curricular das escolas, conta com uma coletânea de livros de autoria dos Irmãos Nogueira com Pedro Trengrouse e Felipe Piovesana, e já começa a ser implementado nas escolas do país a partir da adesão do município de Várzea Grande. "Estamos trabalhando nesse material há muitos anos e, com ele, buscamos transformar vidas por meio daquilo que as artes marciais nos ensinaram. O esporte pode alavancar a educação de uma forma incrível, além de influenciar em diversas áreas. Uma pessoa que pratica esportes e é saudável, por exemplo, ajuda positivamente a saúde pública, a segurança... e assim vai se criando uma corrente positiva em diversos âmbitos. Eu e o Rodrigo (Minotauro) somos, acima de tudo, campeões da vida, e queremos criar muitos outros", explicou Minotouro.
Responsabilidade, disciplina, trabalho em equipe e confiança são alguns dos valores ensinados pelo projeto, que busca agregar bons hábitos aos alunos e estimular uma vida mais ativa. A iniciativa vem em um momento oportuno, pois o cenário mundial é alarmante: 80% dos adolescentes de todo o mundo não praticam exercícios com frequência e intensidade adequadas para sua faixa etária, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
"No Brasil, são várias as pesquisas e estudos que mostram a realidade de descaso e distanciamento entre os jovens e a atividade física. Isso fora o grande índice de evasão escolar. Os Estados Unidos são um grande exemplo. Lá, em todos os colégios, o esporte está unido à educação desde o início até a faculdade, e não à toa eles são uma potência olímpica. Nossa ideia é criar essa cultura esportiva por aqui e gerar vencedores para além das fronteiras", declarou o medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007.
Para o secretário Silvio Fidelis, a parceria com o Instituto Team Nogueira vai agregar e fortalecer ainda mais o fomento que a gestão Kalil Baracat/José Hazama vem promovendo nas áreas de Esporte e Lazer. "O incentivo à prática esportiva é muito importante para as crianças e adolescentes que estão em plena fase de crescimento e as atividades esportivas são fundamentais para auxiliar também na formação cognitiva e na evolução intelectual de nossos alunos" destacou.
Por: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Várrzea Grande