"A Fapesp, perfeitamente alinhada a essa visão do governo, preocupada com a desmotivação dos jovens para a pesquisa cientĂfica e com a sensĂvel fuga de cérebros do paĂs, promoveu a revisão dos valores das bolsas que ela oferece. Com isso, esperamos atrair mais talentos para a pesquisa cientĂfica e tecnológica, assim como retĂȘ-los no nosso Estado", explicou.
Por meio de nota, o Conselho Superior da Fapesp disse que uma das missões centrais da entidade continua sendo a formação de pessoal qualificado e que entende que o momento de incertezas que cercam o futuro da atividade cientĂfica no paĂs exige ações eficazes para preservar a continuidade da formação de pesquisadores e assegurar a solidez do sistema de ciĂȘncia, tecnologia e inovação no estado e no paĂs.
"Diversas iniciativas serão necessĂĄrias para alcançar esse objetivo, entre elas, garantir valores de bolsas mais atrativos e competitivos, além de cobertura previdenciĂĄria para os pesquisadores que concluĂram o doutorado. Esse importante passo faz parte de um programa de retenção e atração internacional de talentos para o Estado de São Paulo, especialmente voltado para a nova geração de pesquisadores e empreendedores", diz a nota.
Fonte: AgĂȘncia Brasil