Se analisados em tempo real, por exemplo, dados como a frequĂȘncia em aulas podem ser usados para auxiliar uma instituição de ensino a tomar medidas necessĂĄrias para apoiar estudantes, garantindo a permanĂȘncia dos alunos e o acesso à educação.
"Quando falamos sobre interação e interoperabilidade de dados e conexão das informações, estamos falando sobre fornecer direitos, serviços pĂșblicos que jĂĄ poderiam estar disponĂveis, mas que tecnicamente a gente ainda não se organizou para disponibilizar para os cidadãos", ressalta a diretora.
Para lidar com a demanda de atualização dos métodos usados atualmente, foi criado o Gestão Presente, um hub educacional (plataforma de armazenamento e organização de dados). O sistema foi desenvolvido em parceria do MEC e com o NĂșcleo de ExcelĂȘncia em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL), para ser um Hub de Dados da Educação BĂĄsica, que armazena informações de estudantes e auxilia nos processos de gestão escolar, como diĂĄrio de classe, matrĂcula, entre outros.
O representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Vilmar Klemann, também elenca alguns dos desafios enfrentados, como dados incorretos ou incompletos, a leitura e anĂĄlise de dados e falta de profissionais qualificados.
"Geralmente profissionais qualificados não ficam nas redes municipais e infelizmente resulta em uma rotatividade muito alta", lamenta Klemann.
As discussões apontaram como a tecnologia pode ser aplicada não só como recurso educacional, mas como ferramenta de otimização, auxiliando a escola a ser mais eficiente na gestão da educação.
Para ver os debates, acesse o canal do MEC no youtube ou a pĂĄgina do evento.
Fonte: AgĂȘncia Brasil