Divulga aqui
Jean moto

Justiça de São Paulo suspende leilão de concessão de escolas estaduais

A Justiça do estado de São Paulo suspendeu o leilão de concessão administrativa de 33 escolas estaduais, divididas em dois lotes: Oeste e Leste.

Por MT Giro em 31/10/2024 às 17:33:49

A Justiça do estado de São Paulo suspendeu o leilão de concessão administrativa de 33 escolas estaduais, divididas em dois lotes: Oeste e Leste. Em ambos, o edital prevĂȘ a construção e a gestão administrativa das unidades escolares, incluindo serviços de manutenção e conservação, com prazo de concessão de 25 anos, e valores estimados em R$ 2,1 bilhões.

O leilão do Lote Oeste aconteceu na Ășltima terça-feira (29) e contempla a construção de 17 unidades escolares distribuĂ­das em municĂ­pios da região oeste do Estado.

A ação na Justiça foi movida pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), que alega que o edital desconsidera o princĂ­pio constitucional da gestão democrĂĄtica da educação, desrespeitando a integração necessĂĄria entre a administração do espaço fĂ­sico escolar e as funções pedagógicas, resultando em uma terceirização indevida de atividades essenciais ao serviço pĂșblico de educação.

"A educação, quando prestada pelo Poder PĂșblico, qualifica-se como serviço pĂșblico essencial que se constitui dever do Estado, conforme definido nos artigos 6Âș, 24, inciso IX, e 205 da Constituição Federal que enfatizam a educação como direito social e de competĂȘncia concorrente entre os entes federativos. Dessa forma, cabe ao Poder PĂșblico garantir o acesso e a qualidade ao ensino pĂșblico e proporcionar a participação ativa de todos os envolvidos na comunidade escolar", afirmou na decisão o juiz da 3ÂȘ Vara de Fazenda PĂșblica, Luis Manuel Fonseca Pires.

Na liminar, Pires argumenta que a gestão democrĂĄtica transcende a atividade pedagógica em sala de aula, pois envolve a maneira pela qual o espaço escolar é ocupado e vivenciado, muito além da "gestão" em sentido orçamentĂĄrio, de edificação e preservação estrutural dos prédios.

"A gestão democrĂĄtica da escola envolve a direção pedagógica, a participação direta de professores, estudantes, pais e mães e comunidade local, na forma como se pensam e relacionam-se os espaços que vão além da sala de aula - corredores, quadras, jardins, refeitórios etc.".

A decisão alega que o uso e destino de todo o ambiente escolar dizem respeito também ao que se idealiza e pratica-se no programa pedagógico. Segundo o juiz, as possibilidades de deliberar de modo colegiado e participativo por todos os atores envolvidos na educação não podem ser subtraĂ­das da comunidade escolar com a transferĂȘncia a uma empresa privada que teria o monopólio de gestão por 25 anos. Pires diz que o que fazer com os espaços da escola para alunas e alunos do ensino infantil é diferente das necessidades das crianças no ensino fundamental e dos adolescentes no ensino médio.

O governo estadual ainda poderĂĄ recorrer da decisão. Em nota, o governo informou que ainda não foi notificado da decisão. "Assim que isso ocorrer, analisarĂĄ o caso e adotarĂĄ as medidas recursais cabĂ­veis", diz a nota.

Leilão

O vencedor do leilão do Lote Oeste foi o Consórcio Novas Escolas Oeste SP, que ofereceu um desconto de 21,43% em relação ao valor de referĂȘncia do leilão, que era de R$ 15,8 milhões mensais. Os pagamentos serão iniciados quando as escolas estiverem prontas. A empresa serĂĄ responsĂĄvel por merenda, internet, segurança, infraestrutura e limpeza das escolas.

O consórcio tem como empresa lĂ­der a Engeform Engenharia, uma das empresas que compõem a Consolare, que administra sete cemitérios na cidade de São Paulo: Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana. Sob seu comando, o preço cobrado para a realização de enterros multiplicou por cinco.

JĂĄ o Lote Leste tem a licitação agendada para o dia 4 de novembro e abrange 16 unidades construĂ­das nas cidades de AguaĂ­, ArujĂĄ, Atibaia, Campinas, CarapicuĂ­ba, Diadema, Guarulhos, Itapetininga, Leme, Limeira, PeruĂ­be, Salto de Pirapora, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Sorocaba e Suzano.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Queimada disk 193
Delegacia Virtual
Chama no Zap

ComentĂĄrios

mt giro