Divulga aqui
Jean moto

Brasil monitora surto de vírus respiratório na China

O Ministério da Saúde informou que acompanha "atentamente" o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado ao longo das últimas semanas na China.

Por MT Giro em 08/01/2025 às 14:19:31

O Ministério da SaĂșde informou que acompanha "atentamente" o surto de metapneumovĂ­rus humano (HMPV) registrado ao longo das Ășltimas semanas na China. Segundo a pasta, o vĂ­rus responde por uma série de infecções respiratórias identificadas no paĂ­s, sobretudo entre crianças.

"Até o momento, não hĂĄ alerta internacional emitido pela Organização Mundial da SaĂșde (OMS), mas a vigilância epidemiológica brasileira estĂĄ em constante comunicação com autoridades sanitĂĄrias da OMS e de vĂĄrios paĂ­ses, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes."

De acordo com o ministério, as Ășltimas atualizações de vigilância feitas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China mostram que a magnitude e a intensidade das infecções respiratórias registradas ao longo das Ășltimas semanas foram menores do que as registradas no mesmo perĂ­odo do ano anterior.

"No entanto, foi observado um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovĂ­rus humano (HMPV), infecção por rinovĂ­rus, vĂ­rus sincicial respiratório (VSR) e outros, particularmente nas provĂ­ncias do norte chinĂȘs."

"Embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo pelos especialistas, o Ministério da SaĂșde salienta que é fundamental reforçar as medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias", completou a nota.

A pasta voltou a incentivar a vacinação como medida preventiva para infecções respiratórias, incluindo a covid-19 e a gripe ou influenza – sobretudo entre grupos considerados prioritĂĄrios, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.

De acordo com o ministério, as vacinas contra a covid-19 e a influenza continuam sendo eficazes contra formas graves de ambas as doenças, reduzindo o nĂșmero de hospitalizações e mortes provocadas pelas variantes em circulação.

A nota também incentiva o uso de mĂĄscaras faciais por pessoas com sintomas gripais e resfriados, jĂĄ que a estratégia contribui para diminuir a transmissão de todos os vĂ­rus respiratórios, inclusive o metapneumovĂ­rus.

Entenda

O HMPV é um vĂ­rus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. No Brasil, foi identificado pela primeira vez em 2004. Desde então, tem sido monitorado como parte das atividades de vigilância epidemiológica do ministério, que inclui a coleta e anĂĄlise de dados sobre doenças respiratórias.

"É um vĂ­rus conhecido no mundo e comum em casos de sĂ­ndrome gripal (casos leves), podendo eventualmente evoluir para casos de sĂ­ndrome respiratória aguda grave que requerem internação", destacou a pasta.

A vigilância do HMPV é feita através do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep), com a identificação de casos por meio dos nĂșcleos hospitalares de epidemiologia em serviços de saĂșde, que monitoram a circulação de diversos patógenos respiratórios no paĂ­s.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Queimada disk 193
Delegacia Virtual
Chama no Zap

ComentĂĄrios

mt giro