Está prevista para 12 de março a criação da Frente Parlamentar Mista da Cadeia Produtiva de Cerveja, em Blumenau (SC), a capital brasileira da cerveja desde 2017.
De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o deputado federal Covatti Filho (PP-RS) presidirá a frente, que conta com o apoio de 199 parlamentares.
O requerimento para o registro da iniciativa foi apresentado em dezembro, segundo a plataforma oficial da Câmara dos Deputados e aguarda despacho do presidente da Câmara.
"Essa é a melhor maneira para que os produtores de bebidas nacionais consigam ser ouvidos por representantes dos poderes e tornarem ainda mais legítimas as suas lutas", concluiu a direção da Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil.
O objetivo da frente parlamentar é fortalecer a agenda legislativa do setor cervejeiro, gerador de aproximadamente 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil.
O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de cerveja, atrás apenas dos EUA e da China. Os três países também lideram o consumo global da bebida.
Segundo o Ministério da Agricultura, existem atualmente 1.840 cervejarias em 771 municípios brasileiros, com produção de 15 bilhões de litros em 2023.
Vale ressaltar que o Congresso Nacional já conta com uma Frente Parlamentar Mista em defesa da indústria brasileira de bebidas em geral, a Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil, relançada em 2019.
A frente atua como canal institucional para que demandas da sociedade civil sejam apresentadas ao parlamento e ao Executivo.
Com a nova frente focada na cerveja, espera-se um aumento de representatividade para este setor econômico tão importante para o Brasil.