Projeto obriga condenado por violência contra mulher a participar de reeducação antes da liberdade

Delegada Ione é uma das autoras da proposta O Projeto de Lei 3858/23 obriga condenados por violência doméstica e familiar contra a mulher a participar de programas de recuperação e reeducação antes de terem direito ao regime aberto.

Por MT Giro em 11/03/2025 às 18:19:12

Delegada Ione é uma das autoras da proposta

O Projeto de Lei 3858/23 obriga condenados por violĂȘncia doméstica e familiar contra a mulher a participar de programas de recuperação e reeducação antes de terem direito ao regime aberto. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera a Lei de Execução Penal.

Segundo o texto, os programas de recuperação e reeducação devem ser voltados à reflexão e à responsabilização de agressores. Esses espaços de "educação" e "reabilitação" estão previstos na Lei Maria da Penha e podem ser presenciais ou virtuais. O objetivo é conscientizar e responsabilizar homens autores de violĂȘncia doméstica por seus atos, prevenindo novas violĂȘncias.

"Os ambientes masculinizados das unidades prisionais tendem a aumentar os riscos de novos comportamentos violentos contra mulheres, de modo que não se mostra razoĂĄvel que apenas os sentenciados com penas menos graves sejam direcionados para tais programas de prevenção", argumentam na justificativa da proposta as autoras, deputadas Delegada Ione (Avante-MG) e LĂȘda Borges (PSDB-GO).

Próximas etapas
A proposta serĂĄ analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Segurança PĂșblica e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirĂĄ para o PlenĂĄrio.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: AgĂȘncia Câmara NotĂ­cias

Comunicar erro
Queimada disk 193
Delegacia Virtual
Chama no Zap

ComentĂĄrios

mt giro