Essa é uma das etapas do processo seletivo de estudantes para a contratação do financiamento pĂșblico da mensalidade, em instituições privadas de ensino superior. Os dados dos estudantes devem ser inseridos, exclusivamente, pelo portal de Acesso Ănico do Ensino Superior.
A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da própria instituição vai informar ao estudante sobre como quer receber a documentação exigida para validar as informações, se no formato fĂsico ou digital.
Passada esta fase, o estudante deverĂĄ comparecer ao banco para contratação de financiamento, observando os prazos definidos no edital do Fies.
Criado em 2001, o programa do MEC tem o objetivo de conceder financiamento a estudantes em faculdades privadas, com anĂĄlise positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e que aderiram ao programa.??
Segundo o edital do Fies de 2023, o estudante que busca o financiamento deve ter renda familiar por pessoa de até trĂȘs salĂĄrios mĂnimos. As condições de financiamento também dependem, principalmente, dessa renda familiar. Para calcular o valor per capita, é preciso somar a renda bruta de todos os membros da famĂlia e dividir pelo nĂșmero total de pessoas pertencentes a esse grupo.
O aluno que tem os estudos financiados pelo Fies só começa a pagar a dĂvida contraĂda depois que se formar, na forma do contrato. A parcela devida serĂĄ descontada diretamente na fonte formal de emprego. Caso ainda não esteja empregado, o formando vai poder quitar as prestações mensais equivalentes ao pagamento mĂnimo exigidas no financiamento.
Durante todo o curso, o estudante deve pagar apenas o percentual da parcela da mensalidade não incluĂda no financiamento, além de encargos operacionais do contrato e um seguro de vida.
Fonte: AgĂȘncia Brasil