Está tramitando na Câmara Municipal de Várzea Grande o Projeto de Lei n° 09/2023 que dispõe sobre a autorização de transferência de parte do efetivo da Guarda Municipal nas escolas. A proposta é do presidente da Casa de Leis, o vereador Pedro Paulo Tolares – Pedrinho (UB).
Conforme o vereador, o objetivo da proposta é garantir a segurança de alunos e profissionais da educação; preservar patrimônio público; realçar a importância dos guardas municipais; realçar a participação dos profissionais interagindo com a comunidade escolar; organizar trânsito no horário de entrada e saída do horário escolar; auxiliar na solução de conflitos internos.
Pedrinho lembra dos casos recentes de violência ocorridos nas escolas do Brasil, como por exemplo, o caso que ocorreu no último dia (27), em São Paulo. Quatro professoras e um aluno foram esfaqueados. Uma das vítimas, a professora Elisabete Tenreiro, 71 anos, teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário da USP.
"Recentemente tivemos muitas tragédias no ambiente escolar e até mesmo chacinas. Esse Projeto de Lei merece toda atenção possível, pois precisamos manter nossos alunos e demais profissionais seguros. Já fui professor escolar e sei da importância dos profissionais se sentirem seguros para desempenharem ainda melhor as suas funções", relata o vereador.
Fonte; Câmara Municipal de Várzea Grande MT