O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), exonerou o servidor da saúde que ocupava o cargo de superintendente da Atenção Secundária, responsável pelas (UPAs), Ipase e Cristo Rei de Várzea Grande.
Oswaldo Prado Rocha, conhecido por "Neto Prado", foi preso na manhã desta segunda-feira (22.05), por suposto desvios de medicamentos da UPA Ipase.
Embora a exoneração ter circulada na (AMM) desta segunda-feira (22), o ato é com data retroativa da última sexta-feira (19).
Conforme o ato nº. 176/2023, de exoneração
Entenda o caso
Polícia Civil cumpre 22 mandados contra envolvidos em esquema de desvio de medicamentos da UPA de Várzea Grande
Os mandados de prisões são cumpridos em desfavor do superintendente de Saúde, chefes da farmácia da Upa Ipase e de um empresário do ramo de medicamentos.
Também foram determinadas quatro medidas cautelares a investigados que responderão em liberdade, como a proibição de frequentarem qualquer unidade de saúde, hospital ou pronto socorro público de Várzea Grande, exceto como pacientes.
As investigações iniciaram em abril de 2022 e apontaram o envolvimento de servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, dentre eles o superintendente, chefes de farmácia, motoristas e auxiliares.
A investigação
Durante as investigações foi demonstrado que as subtrações de medicamentos eram realizadas sob a liderança do superintendente de Saúde de Várzea Grande, destacando, assim, em especial, a atuação delituosa dos agentes públicos, chefes de farmácia, sem a qual certamente os fatos não ocorreriam em prejuízo da farmácia da Upa de Várzea Grande.
Fonte: Secom/ Pjc/MT