O prefeito Kalil Baracat (MDB) lidera com boa folga as intenções de voto à sucessão em Várzea Grande, com 34,3%. Em segundo lugar aparece o deputado estadual Fabinho Tardin (PSB), com 10,5%, aponta pesquisa exclusiva Percent Brasil, contratada pelo portal RD News e realizada na semana passada, de 12 a 14 de julho.
Num cenário estimulado com todos os possíveis candidatos, a diferença entre Kalil e Fabinho é de 23 pontos percentuais. O empresário Flávio Vargas (PL), que em 2020 ficou em segundo lugar para prefeito, detém o terceiro lugar, com 6,3%, seguido do deputado federal Emanuelzinho (MDB), que também foi candidato na eleição passada, amargando a terceira colocação. O nome de Emanuelzinho figura agora com 4,8%.
O filho do senador Jayme Campos, Dudu Campos, é o nome preferido de apenas 3,8%. O ex-prefeito Tião da Zaeli (PL) registra 3,3%, seguido do também ex-prefeito Wallace Guimarães, com 1,8%.
Os pesquisadores ouviram 600 pessoas de 61 bairros – confira abaixo. A margem de erro é de 3,99% para mais ou para menos.
O prefeito ganharia hoje de todos os nomes colocados como opções ao Executivo. E a única ameaça a seu projeto de reeleição seria a ex-prefeita Lucimar Campos, que pontua com 28,8%, enquanto Kalil figura com 26,3% numa simulação com outros seis "prefeitáveis (Fabinho, Frical, Emanuelzinho, Zaeli, Wallace e Milton).
Num cenário apenas com Kalil, Fabinho e Flávio Frical, o prefeito impõe ampla vantagem, com 38,8%, enquanto Fabinho tem 12,3% e, Frical, 7,7%. Se a disputa envolvesse apenas Kalil e Frical, o emedebista ganharia com uma frente "elástica": 42,2% a 9,5%. Kalil bateria também Fabinho (41,7% a 13,7%) e Dudu (42,5% a 6,2%).
Num confronto Kalil x Lucimar Campos, haveria empate técnico: 33,8% a 31,8%.
Espontânea
No levantamento espontâneo – situação em que o entrevistado escolhe nome de preferência sem a lista dos possíveis candidatos -, Kalil também lidera com 15,5%. Nesse caso, Lucimar detém 5,5%, seguida de Frical (1,3%), de Fabinho (1,2%) e de outros nomes que nem se colocado como possíveis candidatos à Prefeitura de Várzea Grande.
Rejeição
O ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-prefeito várzea-grandense Wallace Guimarães carrega a maior rejeição entre os "prefeitáveis". Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 16,5% dos entrevistados citaram o nome de Wallace. A segunda maior rejeição é de Emanuelzinho, com 10,3%. Tião é o terceiro, com 7,8%. Os menos rejeitados são Fabinho e Frical, ambos com 1,8%.
Forte: vejabemMt