O nome foi dado após a Câmara Municipal aprovar em Sessão Ordinária no mês de junho de 2022, o Projeto de Lei (PL) n.º 09/2022 de autoria do vereador Márcio Lino da Silva "Xômano" (UB).
Barreiro é uma comunidade rural de Nossa Senhora do Livramento que fica a mais de 30 km da sede, o PSF inaugurado ontem dia 18, recebeu a placa com o nome da homenageada.
O vereador Xômano, destacou a importância que a saudosa Antônia Amália Leite representou para a comunidade. Segundo o parlamentar, dona Antônia se tornou um símbolo de mulher guerreira que fiava novelos de fio de algodão para tecer belas redes. Ela também realizava partos na região, e assim, auxiliou dezenas de mulheres darem a luz, "isso numa época em que Livramento não tinha um hospital adequado, assim, ela era parteira única na região", acrescentou.
Ainda, de acordo com Xômano, dona Antônia era muito hospitaleira e para realizar compras de itens de alimentos, higiene e limpeza, se deslocava até Livramento utilizando a carroça como meio de transporte e até mesmo a pé. "Com o passar do tempo, seu neto Adriano Leite, construiu um campo de futebol, onde aos fins de semana se reuniam para assistir os jogos", destacou o vereador
Dona Antônia Amália Leite foi esposa de Honorato Firmino Leite. Tiveram 13 filhos; 47 netos; 50 bisnetos; e 12 tataranetos. Era devota de São Benedito e Nossa Senhora do Livramento.
Fonte: Câmara de Livramento