Pesquisa inédita encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Panorama do Consumo de Livros aponta que o Brasil tem aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros e, destes, 74% manifestaram intenção de realizar novas compras nos próximos trĂȘs meses. Além disso, 69% dos consumidores adquiriram entre um a cinco livros nos Ășltimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no Ășltimo ano.
O estudo busca identificar o perfil e hĂĄbitos dos compradores de livros no Brasil e ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023. Os dados indicam que 16% da população brasileira acima de 18 anos afirma ter comprado ao menos um livro nos Ășltimos 12 meses.
As principais razões apontadas para a compra de um livro são o crescimento pessoal e o lazer. Em relação às atividades de lazer, além da leitura, redes sociais (50,8%) e serviços de streaming (44,3%) foram os preferidos.
"A pesquisa Panorama do Consumo de Livros foi pensada para traçar um perfil e hĂĄbitos de compradores de livros no Brasil. As informações sobre os hĂĄbitos de consumo, preferĂȘncias e comportamentos dos brasileiros mostram a importância da realização de ações efetivas de fomento à leitura. O Brasil precisa de uma polĂtica séria e eficiente de formação de leitores e fortalecimento do livro", afirmou, em nota, Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro.
Quanto aos hĂĄbitos de compra, 55% dos consumidores de livros preferem fazer suas aquisições online, atraĂdos pelas ofertas e pela conveniĂȘncia deste canal. Por outro lado, 40% dos consumidores ainda optam pela compra presencial, valorizando a experiĂȘncia de ter o livro em mãos antes de adquiri-lo. Para estes, a capa do livro e as recomendações dos vendedores são aspectos importantes na hora de decidir pela compra. As datas especiais, como a Black Friday (21%) e a Semana do Consumidor (17%), também foram apontadas como bastante relevantes para os compradores.
"Em relação à produção de dados, o estudo coloca o mercado brasileiro do livro em patamar semelhante àquele observado em mercados mais maduros, pois a partir de agora teremos uma pesquisa focada na indĂșstria, outra no varejo e outra no consumidor. É uma nova ferramenta para apoiar a tomada de decisão dos agentes da cadeia produtiva do livro", disse Mariana Bueno, coordenadora de pesquisa da Nielsen BookData.
Sobre os formatos, nos Ășltimos 12 meses, 54% dos consumidores compraram exclusivamente livros fĂsicos, enquanto 15% adquiriram somente livros digitais. Dentre os consumidores de livros digitais, a preferĂȘncia maior (81%) é pelo formato e-book, sendo que 50% dos leitores digitais utilizam principalmente o celular para essa leitura. Os consumidores de e-books e audiolivros tendem a comprar com desconto, com 63% relatando ter adquirido um livro digital em promoção.
Em relação à Ășltima compra dos entrevistados, a pesquisa revela que a não ficção para adultos é o gĂȘnero mais popular, com 57,1%, seguido por cientĂficos, técnicos e profissionais (18,9%), infantil (8,8%) e juvenil (8,1%).
O estudo revela ainda que para os não compradores, o hĂĄbito de leitura é uma atividade importante, porém a maioria aponta preço, ausĂȘncia de loja e falta de tempo como os maiores fatores para desmotivar ou não efetuar a compra de livros.
Em relação à popularidade dos prĂȘmios literĂĄrios, 45,1% dos compradores de livros responderam que o PrĂȘmio Jabuti, realizado anualmente pela CBL e que chega este ano à sua 65ÂȘ edição, é o mais conhecido no paĂs. Entre os não compradores, 16,5% conhecem a premiação.
Quanto ao preço dos livros, os entrevistados responderam que consideram as promoções e descontos na hora de decidir pela compra de livros. Sessenta e trĂȘs por cento relataram ter adquirido livros com desconto e 73% pretendem comprar livros nos próximos trĂȘs meses.
Este estudo analisou o comportamento de compra de livros no Brasil através de uma metodologia envolvendo 16 mil entrevistas com pessoas maiores de 18 anos, cobrindo todas as regiões (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste, Centro-Oeste) e estratos socioeconômicos (A, B, C, DE). O estudo, realizado entre 23 e 31 de outubro de 2023, incluiu tanto compradores quanto não compradores de livros, garantindo uma ampla representatividade com uma margem de erro de 0,8% e um nĂvel de confiança de 95%.
Fonte: AgĂȘncia Brasil