Polícia Civil investiga captação irregular de água em ribeirão na região da Água Fria
Ação resultou na apreensão de um motor-bomba e um caminhão-pipa utilizados na prática ilícita
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), deflagraram na última sexta-feira (15.03), a Operação Rio Escasso, com foco no combate à captação irregular de água no Ribeirão Bom Jardim, localizada na região de Água Fria, a aproximadamente 90 quilômetros de Cuiabá.
A operação foi desencadeada após denúncia recebida pela Dema sobre pessoas que estariam captando água do Ribeirão Bom Jardim irregularmente, causando danos tanto ao riacho, quanto à comunidade da região.
No local, policiais da Dema e demais equipes, flagraram um motor-bomba às margens do ribeirão, no momento em que abasteciam um caminhão-pipa de uma empresa.
Entrevistado, o motorista do caminhão informou que é funcionário de uma empresa terceirizada, responsável pelo plantio de árvores da espécie Eucalipto, localizada próximo ao local. Na sequência, as equipes deslocaram até a fazenda indicada pelo motorista, onde constataram que a empresa não possuía outorga para captação de água no Ribeirão Bom Jardim.
Diante do fato, o responsável pela empresa foi conduzido até a Delegacia Especializada de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. A Secretaria de Meio Ambiente autuou a empresa, bem como realizou a apreensão do motor-bomba e do caminhão-pipa, que eram utilizados na captação irregular de água.
Contra o funcionário da empresa foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental. A delegada titular da Dema, Liliane Murata, destaca que as investigações seguem em andamento para apurar a conduta da empresa e seu representante legal pelo dano causado. | Polícia Civil-MT