A Comissão de Constituição, Justiça e Redação analisou mais de 30 projetos em reunião ordinĂĄria realizada na tarde desta terça-feira (16). Entre as 27 matérias que receberam parecer favorĂĄvel estĂĄ o Projeto de Lei (PL) nÂș 1823/2023, com objetivo de criar no estado Política de Conscientização e Prevenção do Traumatismo CranioencefĂĄlico.
Esse tipo de traumatismo é normalmente causado por acidentes de trânsito, explicou o deputado Dr. EugĂȘnio (PSB). O parlamentar ainda disse que casos como esse são comuns na rede pública de saúde de Mato Grosso e defendeu a contratação de neurocirurgiões para atender esses pacientes em todos os hospitais regionais e municípios do estado.
"É fundamental esse profissional para que nós possamos efetivamente salvar vidas. Na primeira hora nós conseguimos ter um prognóstico de mais de 90% de tentar recuperar a vida desse paciente. A cada hora que passa o prognóstico piora 10%. Se passar dez horas, como é o caso de um paciente que sai do Araguaia, até que seja regulado e colocado dentro de um centro cirúrgico aqui na capital, jĂĄ se levou-se mais do que 10 horas até que isso ocorra", argumentou Dr. EugĂȘnio.
"Todos os hospitais regionais e também os hospitais municipais que tenham condição de contratar um neurocirurgião vão salvar muito mais vidas, porque o momento em que hĂĄ o trauma, em um acidente de carro, o maior problema é o trauma do cérebro", avaliou o presidente da CCJR, deputado Júlio Campos (União). Ele também falou sobre o parecer aprovado na comissão pela derrubada do Veto Parcial nÂș 18/2024 aposto ao PL nÂș 180/2023 – que deu origem à Lei nÂș 12.460/2024 – para proibir o corte do fornecimento de energia nas unidades consumidoras com home care.
"Um paciente que estĂĄ em home care é um paciente com muita dificuldade, muitas vezes até no final da vida. E necessita do serviço de energia para a sua sobrevivĂȘncia. É uma questão até humanitĂĄria. Por isso, a nossa Comissão de Constituição, Justiça e Redação entendeu por derrubar esse veto", afirmou Campos. "Foi a primeira reunião que a comissão realizou após a posse da diretoria da semana passada e aprovamos inúmeros projetos de interesse social", completou.
Também estĂĄ entre as propostas aprovadas o PL nÂș 772/2023 que visa acrescentar na legislação a possibilidade de uso da Carteira da Pessoa Idosa, emitida pelos Centros de ReferĂȘncia de AssistĂȘncia Social (Cras) para comprovação de renda e assim esses idosos terem direito à gratuidade ou desconto em passagens intermunicipais dentro do estado, conforme previsto em lei.
Estiverem presentes na reunião os deputados Júlio Campos e Dr. EugĂȘnio, além de Sebastião Rezende (União) e Thiago Silva (MDB), que participaram de forma remota.
Secretaria de Comunicação Social