O Flamengo está na final da Libertadores! Na noite desta quarta-feira (07), o Rubro-Negro confirmou o favoritismo ao derrotar o Vélez Sarsfield (ARG) pela segunda vez nas semifinais da competição. Pedro e Marinho balançaram as redes na vitória de virada por 2 a 1 no Maracanã. Agora, o Mais Querido enfrenta o Athletico-PR na decisão continental.
Com direito a mosaico, ostentando a frase "Por tua Nação", o Maracanã foi o placo da festa flamenguista. Com 66.635 pessoas presentes no estádio, o Rubro-Negro confirmou a superioridade e cravou vaga na finalíssima continental.
O jogo começou com o Flamengo partindo para cima do Vélez Sarsfield, mas o clube argentino estava mais ligado que no duelo de ida, em Buenos Aires. Enquanto o Rubro-Negro buscava espaços com a bola no pé, o time argentino ousava em contragolpes — um deles deu certo.
Aos 20 minutos, Arrascaeta recebeu bola no meio de campo e foi desarmado. O time argentino arrancou em contra-ataque, e Janson foi acionado em jogada pela esquerda, até cruzar por baixo para Lucas Pratto, que se antecipou a Fabrício Bruno, finalizar de carrinho e abrir o placar (Flamengo 0, Vélez 1). A abertura de placar por parte dos adversários assustaram uma parte da torcida, que viu a resposta do time de Dorival Júnior, mas só aos 39?.
Empurrado pela Nação, o Mengo começou a se achar em campo. Aos 39?, Arrascaeta domina e bate de fora da área, obrigando Burián a fazer boa defesa, evitando o empate. No entanto, o goleiro argentino não conseguiu barrar o ataque seguinte. Aos 41?, Rodinei passa para Everton Ribeiro, na direita, que cruza na cabeça de Pedro. O camisa 21 testa no alto, a bola bate no travessão, no chão e estufa a rede superior do Vélez (Flamengo 1, Vélez 1).
Depois do susto de sair atrás, conseguir o empate ainda antes do intervalo manteve o ânimo da Nação lá no alto, até porque, no agregado, o Flamengo vencia por 5 a 1. Com a igualdade no Maracanã, Dorival manteve o mesmo time para a segunda etapa.
Logo no começo, Rodinei fez jogada individual na direita e cruzou na área. Vidal apareceu por cima da zaga e cabeceou para fora. Aos cinco minutos, Filipe Luís recebeu cartão amarelo por falta dura. Aos nove, Florentín soltou o pé de fora, para fora. Aos 12?, Vidal também foi amarelado por empurrão. Dorival Júnior mexeu no time e surtiu efeito.
Aos 16?, Ayrton Lucas, Marinho e Pulgar entraram nos lugares de Filipe Luís, Everton Cebolinha e Vidal. Com seis minutos em campos, aos 22?, Pedro fez grande jogada na entrada da área e o recém-colocado Marinho foi mais rápido que o centroavante e soltou a bomba no alto, sem chances para o goleiro argentino (Flamengo 2, Vélez 1).
Já com o placar agregado de 6 a 1, o Flamengo apenas administrou o resultado e fez alguns ataques para levantar a torcida. Marinho e Arrascaeta ainda tentaram gol de bicicleta. O camisa 31, inclusive, quase fez o segundo tento, em uma finalização de longe.
Aos 48 minutos, já nos acréscimos, o Flamengo chegou em batida de falta. No rebote, Marinho mandou uma "rosca" para dentro da área, e Pablo chegou de cabeça para fazer o terceiro. Porém, o VAR analisou e anulou o gol do zagueiro. Sendo assim, o
Depois da classificação à final da Libertadores garantida, o Flamengo, agora, direciona o foco no Campeonato Brasileiro. Isso porque, o Mengão encara o Goiás no próximo domingo (11), às 19h (horário de Brasília). A partida na Serrinha, casa dos goianos, serve para o Fla voltar ao caminho das vitórias, já que empatou no jogo passado, em 1 a 1 com o Ceará. Desta vez, pela 26ª rodada, o Rubro-Negro vai atrás de diminuir a distância para o líder Palmeiras, que é de sete pontos. Depois, o Mengo encara o São Paulo, em duelo de volta na semifinal da Copa do Brasil, na quarta (14).
A final da Libertadores entre Flamengo e Atlétic-PR acontece em Guayaquil, no Equador, somente no dia 29 de outubro, um sábado, às 17h (horário de Brasília). Por ter a melhor campanha, o Mais Querido jogará com o tradicional uniforme rubro-negro, enquanto os paranaenses vão de branco.
FLAMENGO 2×1 VÉLEZ SARSFIELD
Local: Maracanã, Rio de Janeiro – RJ
Data: 07 de setembro de 2022
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (FIFA/CHI)
Assistentes: Alejandro Molina (FIFA/CHI) e Claudio Urrutia (FIFA/CHI)
VAR: Juan Lara (FIFA/CHI)
Fonte: Colunadofla