Divulga aqui
Jean moto

Revalida 2024: provas da 2ª etapa serão aplicadas neste fim de semana

Por MT Giro em 13/12/2024 às 12:32:07

As provas da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 serão aplicadas neste final de semana, dias 14 e 15 de dezembro.

O exame é voltado tanto a estrangeiros com diplomas em medicina expedidos por instituições de outros paĂ­ses, como a brasileiros que se formaram no exterior. Ao final do processo, se aprovados, os candidatos poderão exercer a profissão em território nacional, com seu diploma validado.

Podem participar da prova de habilidades clĂ­nicas os candidatos aprovados na primeira etapa do exame. "Além disso, aqueles que fizeram as edições 2024/1 ou 2023/2 e foram aprovados na primeira etapa, mas reprovados na segunda, também podem fazer o exame", informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep).

A prova de habilidade especĂ­fica é estruturada em um conjunto de dez estações, que são percorridas ao longo dos dois dias de exame. Nela, os participantes fazem tarefas especĂ­ficas que podem incluir desde investigação de história clĂ­nica e interpretação de exames, até formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, passando por aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras tarefas.

O Revalida é composto por uma etapa teórica e outra prĂĄtica. Nelas, as cinco grandes ĂĄreas da medicina (clĂ­nica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrĂ­cia, pediatria e medicina da famĂ­lia e saĂșde comunitĂĄria) são abordadas de forma interdisciplinar.

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo do exame é avaliar habilidades, competĂȘncias e conhecimentos necessĂĄrios para o exercĂ­cio profissional adequado aos princĂ­pios e necessidades do Sistema Único de SaĂșde (SUS).

"As referĂȘncias são os atendimentos no contexto de atenção primĂĄria, ambulatorial, hospitalar, de urgĂȘncia, de emergĂȘncia e comunitĂĄria, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira", detalha o Inep.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Queimada disk 193
Delegacia Virtual
Chama no Zap

ComentĂĄrios

mt giro