O humorista Gregório Duvivier veio a pĂșblico rebater crĂticas que tem recebido em suas redes sociais após criticar a indicação de Cristiano Zanin e fazer uma campanha para que o presidente Luiz InĂĄcio LuladaSilva (PT) nomeie uma mulher negra para a vaga de Rosa Weber no STF (Supremo Tribunal Federal). No site da campanha "Toma um café com elas, Lula!", são indicadas a juĂza Adriana Cruz, a promotora de justiça LĂvia Sant'Anna Vaz e a advogada Soraia Mendes para o posto. A alfinetada no chefe do Executivo foi largamente criticada por apoiadores do governo petista, que defendem que Lula não baseie sua indicação no critério da representatividade. "Só no Brasil um humorista playboy de canal americano lidera movimento organizado para tutelar Luiz InĂĄcio Lula da Silva e pressionĂĄ-lo a acatar o seu critério para indicar nomeandos ao STF: baixa a cabeça e aceita minha ordem e lição (não hĂĄ debate) ou estĂĄ traindo a esquerda", escreveu o internauta Luiz Navarro no Instagram.
Outro internauta chegou a perguntar sarcasticamente quando o Porta dos Fundos, produtora de vĂdeos humorĂsticos que Gregório faz parte, escolheria uma redatora negra e compartilhou uma fotografia de 2012 com a equipe de roteiristas da época. "Vai ser preciso as ONGs americanas intervirem também?", questionou o perfil anônimo. O apresentador compartilhou a crĂtica e disparou contra o internauta: "Imagina vocĂȘ ser burro a ponto de não entender a diferença entre uma empresa e uma indicação pro STF. Imagina o quão desonesto vocĂȘ precisa ser pra pegar uma foto de 2012. imagina o quão terraplanista vocĂȘ precisa ser pra falar em intervenção de ONGs americanas". O apresentador fez as crĂticas a Lula em seu programa na HBO, o Greg News, onde dedicou um programa inteiro sobre a próxima indicação ao STF.
A ministra Rosa Weber passarĂĄ por aposentadoria compulsória no inĂcio de outubro e, nos bastidores, Lula tem indicado que priorizarĂĄ um nome de confiança para o cargo, apesar da pressão de setores da esquerda que esperam a indicação de uma mulher negra para o posto, fato inédito na Corte. Entre os favoritos para a nomeação figuram o atual advogado-geral da União, Joerge Messias, o ministro da Justiça, FlĂĄvio Dino, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Confira abaixo os posts de Duvivier sobre a repercussão negativa de seu programa.
Fonte: Jovem Pan