Divulga aqui
Jean moto

Vereadora Leila tem projeto aprovado sobre "Lei Maria da Penha" nas escolas

"Se sancionado pelo Executivo, proposta vai abranger toda rede pública de ensino do município de Nossa Senhora do Livramento"

Por MT Giro em 23/02/2024 às 11:43:46

Após destinadas a impulsionar reflexões crĂ­ticas entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violĂȘncia contra a mulher é à base do Projeto de Lei da vereadora Leila Mello (União), aprovado na Câmara na ultima terça-feira, 20.

Trata-se da "Maria da Penha vai a Escola", disposta a abranger toda rede pĂșblica de ensino do municĂ­pio de Nossa Senhora do Livramento/MT

A intenção na nova ordem da parlamentar é "conscientizar crianças, adolescentes, jovens e adultos, estudantes e professores que compõem a comunidade escolar, da importância do respeito aos direitos humanos, notadamente os que refletem a promoção da igualdade de gĂȘnero, prevenindo e evitando, dessa forma, as prĂĄticas de violĂȘncia contra a mulher".

De acordo com Leila, o objetivo também "aborda mecanismos de assistĂȘncia à mulher em situação de violĂȘncia doméstica e familiar, seus instrumentos protetivos e os meios para o registro de denĂșncias, através do disque 180".

Tem ainda propósito de "integrar a comunidade escolar no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento das diversas formas de violĂȘncia, notadamente contra a mulher".

Segundo Leila, o projeto de lei de sua autoria, diga-se "Maria da Penha vai à Escola", poderĂĄ ser realizado em parceria com entidades governamentais e não-governamentais, ligadas às temĂĄticas da Educação e dos Direitos Humanos.

"O projeto serĂĄ desenvolvido em todos os nĂ­veis e modalidades junto à comunidade escolar comum durante todo o ano letivo com programação especĂ­fica em alusão ao Dia Internacional da Mulher", destacou Leila.

A vereadora ainda acrescenta uma série de justificativas em sua proposta, entre elas, "de se incluir noções bĂĄsicas sobre a Lei Maria da Penha no currĂ­culo extracurricular das escolas municipais de Nossa Senhora do Livramento, educando e informando os estudantes sobre a importância do respeito aos direitos das mulheres e promovendo a igualdade de gĂȘnero desde cedo, afastando preconceitos, estereótipos e a reprodução de comportamentos violentos e discriminatórios".

"Além disso, o projeto busca capacitar os estudantes para reconhecerem e denunciarem situações de violĂȘncia contra as mulheres seja ela fĂ­sica, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. Afinal, a violĂȘncia de gĂȘnero é um grave problema", concluiu Leila.

O projeto seguiu para sanção do prefeito municipal Silmar de Souza (União).

Comunicar erro
Queimada disk 193
Delegacia Virtual
Chama no Zap

ComentĂĄrios

mt giro